Pew otorga financiamiento para investigación a 10 científicos latinoamericanos

Pew otorga financiamiento para investigación a 10 científicos latinoamericanos

FILADÉLFIA - Dez pesquisadores foram nomeados Pew Fellows Latino Americanos em Ciências Biomédicas hoje pela Pew Charitable Trusts. Através de financiamento flexível e oportunidades de trabalho em rede, o programa permite que cientistas em início da carreira treinem nos principais laboratórios norte-americanos e desenvolvam habilidades e conexões que os ajudarão a tornar-se cientistas líderes nos seus países de origem. A classe deste ano lidará com algumas das maiores preocupações do mundo em matéria de saúde, incluindo autismo, diabetes, fome e infecções parasitárias.

"Os promissores pesquisadores que se juntam à nossa comunidade de fellows hoje sem dúvida causarão um impacto indelével no panorama internacional de pesquisa nos próximos anos.  Eles são cientistas comprometidos e criativos, que irão agregar conhecimento biomédico à reserva mundial", disse Rebecca W. Rimel, presidente e CEO da Pew.

O programa da Pew para Fellows Latino americanos começou em 1991. Desde então investiu em mais de 200 jovens cientistas de toda a região, incluindo pesquisadores em nível de pós-doutorado em 10 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Nicarágua, Peru, Uruguai e Venezuela.

Os Fellows recebem salário de apoio durante dois anos para treinamento em nível de pós-doutorado em laboratórios liderados por proeminentes cientistas norte-americanos. Eles recebem um prêmio adicional caso regressem aos seus países de origem no final da bolsa de estudos. Mais de 70% dos fellows usam este incentivo para estabelecer seus próprios laboratórios na América Latina.

A seleção dos pesquisadores é feita por um comitê de consultoria nacional composto por renomados cientistas, presidido pelo Dr. Torsten N. Wiesel, presidente emérito da Universidade Rockefeller e ganhador do Prêmio Nobel de 1981 em Fisiologia ou Medicina.

"O programa da Pew estimula colaborações através das fronteiras geográficas e campos científicos", disse Wiesel. "Estes destacados pesquisadores têm o potencial de liderar as comunidades científicas na América Latina e em todo o mundo. A iniciativa da Pew, junto com o apoio de órgãos governamentais e privados, ajuda a tornar este sonho uma realidade".

Nos últimos 23 anos, os ex-alunos do programa de fellows Latino Americano aproveitaram seu treinamento nos Estados Unidos para se tornarem mentores para outros. Muitos já detêm posições de liderança em instituições de pesquisa em todo o mundo.

O programa de Fellows Latino Americano  opera juntamente com o Programa Pew Scholars em ciências biomédicas, que promove inovação, financiando cientistas americanos em início de carreira desde 1985. Também hoje, a Pew anunciou a sua colaboração com o Alexander and Margaret Stewart Trust para apoiar cientistas em início de carreira cuja pesquisa é destinada a promover progressos rumo a cura do câncer.

Os fellows Pew Latino Americanos de 2014 e seus mentores dos EUA são:

Ezequiel Arneodo, Ph.D.
Laboratório de Dmitry Rinberg, Ph.D.
Universidade de Nova York
Neurociências

Luisina De Tullio, Ph.D.
Laboratório de Eric Greene, Ph.D.
Universidade de Columbia
Bioquímica e biofísica molecular

Andrea Caricilli, Ph.D.
Laboratório de Gökhan Hotamisligil, M.D., Ph.D.
Faculdade de Saúde Pública de Harvard
Fisiologia molecular

Daniela Paula Thomazella, Ph.D.
Laboratório de Brian Staskawicz, Ph.D.
Universidade da Califórnia, Berkeley
Biologia vegetal e microbiana

Matías Alvarez-Saavedra, Ph.D.
Laboratório de Michael McManus, Ph.D.
Universidade da Califórnia, San Francisco
Biologia e patogênese de RNA

Pablo Lara-Gonzalez, Ph.D.
Laboratório de Arshad Desai, Ph.D.
Universidade da Califórnia, San Diego
Biologia celular

Colômbia

Juan David Ramírez Gonzalez, Ph.D.
Laboratório deMichael Grigg, Ph.D.
Institutos Nacionais de Saúde
Parasitologia Molecular

Alejandro Vasquez-Rifo, Ph.D.
Laboratório de Victor Ambros, Ph.D.
Universidade de Massachusetts Faculdade de Medicina
Biologia e patogênese de RNA

Armando Hernandez-Garcia, Ph.D.
Laboratório de Samuel Stupp, Ph.D.
Universidade Northwestern
Nanotecnologia biomédica

Yuriria Vázquez Zúñiga, Ph.D.
Laboratório de Bijan Pesaran, Ph.D.
Universidade de Nova York
Neurociência