Top 10 Cientistas Latino-Americanos São Nomeados Pew Fellows

Top 10 Cientistas Latino-Americanos São Nomeados Pew Fellows

FILADÉLFIA—Dez cientistas foram nomeados hoje pela Pew Charitable Trusts para o programa de bolsas de pós-doutorado Pew Fellows Latino-Americanos em Ciências Biomédicas.

As bolsas foram concedidas a cientistas da América Latina excepcionalmente qualificados para a realização de estudos de pós-doutorado nos Estados Unidos. Lá eles terão a oportunidade de trabalhar junto a mentores notáveis, que encorajam abordagens inovadoras na pesquisa biomédica visando à melhoria da saúde humana. Este ano as áreas de pesquisa agraciadas incluem o estudo dos mecanismos moleculares comuns à depressão e Doença de Alzheimer, e também o entendimento de como certas funções das células humanas se deterioram quando envelhecemos.

"Orientação e colaboração são essenciais para inovação científica," diz Rebecca W. Rimel, presidente e CEO da Pew. "Os notáveis cientistas da classe de Fellows deste ano assumiram o compromisso de se dedicar à troca de ideias em nível global, e eu imagino que a sua pesquisa servirá de inspiração para décadas de descobertas muito além da América Latina.”

Após completarem seus estudos e retornarem à América Latina, os Fellows receberão fundos adicionais para a compra de equipamentos visando ao estabelecimento de laboratórios independentes em seus países de origem. As relações forjadas entre Fellows e mentores poderá durar décadas e promover ideias inovadoras ao redor do mundo.

"Nossos bolsistas Pew foram selecionados em um processo altamente competitivo. Eles compartilham a chama e o compromisso de utilizar a Ciência para desvendar os segredos da natureza e gerar benefícios reais para a humanidade," relata Torsten N. Wiesel, M.D., laureado em 1981 com o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina e presidente do comitê do conselho internacional do programa de bolsas Pew.

"Estes talentosos Fellows latino-americanos irão desenvolver sua pesquisa em alguns dos melhores laboratórios dos Estados Unidos e sem sombra de dúvida promoverão o avanço das ciências biomédicas para o benefício da comunidade global."

A Pew já selecionou centenas de Fellows, em mais de 10 países, desde 1991. Cerca de 70% dos Fellows da América Latina estabelecem carreiras independentes e laboratórios de pesquisa em seus países de origem após o término de seu treinamento, ajudando a minimizar a fuga de capital humano que infestou a região por muitos anos.

A Pew também anunciou hoje os pesquisadores selecionados para 2015 no Programa Pew Scholars nas Ciências Biomédicas e o Pew-Stewart Scholars para Pesquisa do Câncer.

Os Fellows latino-americanos Pew de 2015 e suas respectivas instituições nos EUA são:

BRASIL

Jose Henrique Ledo Alves da Cunha, Ph.D.
Laboratório de Paul Greengard, Ph.D.
Rockefeller University

Jhimmy Talbot, Ph.D.
Laboratório de Dan Littman, Ph.D.
Instituto Skirball e Medicina Biomolecular
New York University School of Medicine

CHILE

Fernando J. Bustos, Ph.D.
Laboratórios de Martha Constantine-Paton, Ph.D., e Feng Zhang, Ph.D.
Massachusetts Institute of Technology

Juan-Pablo Castillo, Ph.D.
Laboratório de Carlos Bustamante, Ph.D.
University of California, Berkeley

Maria G. Morales France, Ph.D.
Laboratório de Eric Olson, Ph.D.
University of Texas Southwestern Medical Center

COLÔMBIA

Gina V. Caldas, Ph.D.
Laboratório de Craig Mello, Ph.D.
University of Massachusetts Medical School

MÉXICO

Karla F. Meza-Sosa, Ph.D.
Laboratório de Judy Lieberman, Ph.D.
Harvard Medical School

Erika C. Garay, Ph.D.
Laboratório de Ana Maria Cuervo, Ph.D.
Albert Einstein College of Medicine

URUGUAI

Bruno Manta, Ph.D.
Laboratório de Vadim Gladyshev, Ph.D.
Brigham and Women’s Hospital

Federico Rosconi, Ph.D.
Laboratório de Tim van Opijen, Ph.D.
Boston College

Visite a página do programa para ler os resumos completos dos Fellows e saber mais informações sobre o programa.

###

A Pew Charitable Trusts é impulsionada pela uso do conhecimento na resolução dos problemas mais desafiadores. Para mais informações visite www.pewtrusts.org.

Project

Pew Latin American Fellows

Project

The Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences provides support for young scientists from Latin America to receive postdoctoral training in the United States. The program gives these individuals an opportunity to further their scientific knowledge by promoting exchange and collaboration between investigators in the United States and Latin America resulting in advances in research in Latin America.