Jovens Cientistas Notáveis Da América Latina São Nomeados Bolsistas Pew Na Área Biomédica

Contact: Nicolle Grayson, ngrayson@pewtrusts.org, 202.540.6347


Filadélfia, PA - 06/14/2012 - Dez jovens pesquisadores foram hoje nomeados Bolsistas Pew Latino-Americanos na área de Ciências Biomédicas pelo The Pew Charitable Trusts. Esta bolsa de estudos oferecerá apoio para que estes cientistas, que vem dedicando suas carreiras à busca de soluções para alguns dos problemas de saúde mais preocupantes do mundo, possam aprofundar-se em sua pesquisa. Além disso ela permitirá que eles trabalhem junto a colegas nos Estados Unidos e aumentará o conhecimento científico na suas regiões de origem.

"Há mais de duas décadas, o Programa de Bolsas de Pesquisa para Latino-Americanos na área de Ciências Biomédicas vem proporcionando oportunidades de treinamento avançado a notáveis cientistas Latino-Americanos em começo de carreira, posteriormente ajudando-os a levar seu conhecimento e habilidades de volta aos seus países", afirmou Rebecca W. Rimel, presidente e diretora geral do Pew Charitable Trusts. "Saudamos esta nova classe de bolsistas, um grupo de cientistas talentosos, que são líderes nas suas áreas e contribuem para o crescimento de uma comunidade científica vibrante e interdisciplinar."

O programa da Pew de Bolsistas Latino-Americanos na área de Ciências Biomédicas (The Pew Latin American Fellows in the Biomedical Sciences) oferece o suporte de dois anos de salário para que cientistas Latino-Americanos em nível de pós-doutorado trabalhem em alguns dos principais laboratórios de pesquisa dos Estados Unidos. Após o término da pesquisa nos EUA, os bolsistas recebem um financiamento adicional para estabelecer seus laboratórios em seus países de origem.

Embora o número de doutores estrangeiros que estabelecem-se nos Estados Unidos nunca tenha sido tão grande – mais de 60 por cento, segundo a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (National Science Foundation) – acima de 70 por cento dos bolsistas Latino-Americanos da Pew retornam ao seu país de origem para ajudar a construir uma infraestrutura científica por todo o hemisfério.

A seleção é feita por um ilustre comitê consultivo nacional, presidido pelo Dr. Torsten N. Wiesel, presidente emérito da Rockefeller University e prêmio Nobel em fisiologia ou medicina em 1981.

"O Programa de Bolsistas Latino-Americanos na área de Ciências Biomédicas da Pew reconhece e apoia jovens inovadores e notáveis provenientes de uma região do mundo que é rica em talentos", afirmou Wiesel. "Para mim, é um privilégio desempenhar este papel em uma iniciativa que identifica jovens cientistas brilhantes, proporcionando-lhes o treinamento e recursos necessários para que sejam pesquisadores de sucesso ao retornarem à América Latina."

O Programa de Bolsistas Latino-Americanos foi lançado em 1991 para ajudar a desenvolver e promover a rede científica de pesquisadores altamente treinados e para estimular a colaboração entre cientistas da América Latina e dos Estados Unidos. Até o momento, a Pew já destinou mais de US$ 18 milhões em apoio direto a mais de 200 bolsistas Latino-Americanos. A iniciativa é realizada pelo The Pew Charitable Trusts, que também conduz o programa de pesquisadores Pew em Ciências Biomédicas (Pew Scholars in the Biomedical Sciences), que há 27 anos apoia cientistas promissores dos EUA em início de carreira.

Os bolsistas Pew Latino-Americanos na área de Ciências Biomédicas de 2012 são:

Argentina
Leonardo Boechi, Ph.D.
Laboratório do Dr. Andrew McCammon, Ph.D.
University of California, San Diego
Biologia computacional e estrutural

Juan I. Fuxman Bass, Ph.D.
Laboratório de Marian Walhout, Ph.D.
University of Massachusetts Medical School
Biologia de sistemas

Jimena Giudice, Ph.D.
Laboratório de Thomas A. Cooper, M.D.
Baylor College of Medicine
Biologia molecular e desenvolvimento

Natalia Martin, Ph.D.
Laboratório de Alejandro Aballay, Ph.D.
Duke University Medical Center
Neuroimunologia em Caenorhabditis elegans

Luis Maria Perez-Cuesta, Ph.D.
Laboratório de Wenbiao Gan, Ph.D.
Skirball Institute, Langone Medical Center,
Neurociência

Brasil
Suzana Kahn, Ph.D.
Laboratório de Irving Weissman, Ph.D.
Institute for Stem Cell Biology and Regenerative Medicine
Biologia celular do câncer

Renata M. Pereira, Ph.D.
Laboratório de Anjana Rao, Ph.D.
La Jolla Institute for Allergy and Immunology
Biologia molecular/bioquímica

Chile
Leandro J. Carreno, Ph.D.
Laboratório de Steven A. Porcelli, M.D.
Albert Einstein College of Medicine
Imunologia/Alergia

México
Daniel A. Silva Manzano, Ph.D.
Laboratório de David Baker, Ph.D.
University of Washington
Design de proteínas

Peru
Alfredo C. Criollo, Ph.D.
Laboratório de Joseph A. Hill, M.D., Ph.D.
UT Southwestern Medical Center
Doenças cardiovasculares/biologia celular

Para visualizar as biografias completas e obter informações sobre a pesquisa dos bolsistas, acesse http://directory.pewlatinfellows.org.

X
(All Fields are required)