Nas fronteiras da Ciência: 10 Pew Fellows são selecionados para pesquisar doenças

O Pew patrocina cientistas latino-americanos conduzindo pesquisas inovadoras.

FILADÉLFIA (13 de junho de 2013) — Dez cientistas foram hoje nomeados Pew Latin American Fellows nas Ciências Biomédicas, pelo Pew Charitable Trusts. Este prêmio oferece suporte para que jovens cientistas avancem em suas pesquisas, permitindo-lhes colaborar com renomados cientistas nos Estados Unidos, além de investir capital para ajudá-los a estabelecer novos laboratórios em seus países de origem. O Pew oferece financiamento flexível para que investigadores em nível de pós-doutorado se dediquem a pesquisar alguns dos mais desafiadores problemas de saúde do mundo, incluindo doenças como diabetes, esquizofrenia e câncer.

"A busca por descobertas biomédicas de impacto é um esforço global e nossos 22 anos de história promovendo o intercâmbio internacional de ideias científicas é um orgulho —mais de 200 cientistas latino-americanos já receberam nosso apoio", afirmou Rebecca W. Rimel, presidente e CEO da Pew. "Não tenho dúvidas de que a classe deste ano será uma arma poderosa que contribuirá para avançar o capital científico, econômico e intelectual nas Américas."

O programa Pew Latin American Fellows foi iniciado em 1991 com a finalidade de apoiar pesquisadores de destaque e para fortalecer a infraestrutura das Ciências Biomédicas nos países da América Latina. O programa oferece a cada bolsista suporte salarial para dois anos de treinamento em nível de pós-doutorado, em laboratórios de pesquisadores altamente reconhecidos nos Estados Unidos. Em alguns casos, esses mentores são provenientes da comunidade de Pew Scholars in the Biomedical Sciences, programa parceiro do Pew Latin American Fellows Program. O programa de bolsistas vem apoiando cientistas promissores dos EUA, no início de suas carreiras, nos últimos 28 anos.

Os jovens cientistas premiados são nomeados por um ilustre comitê consultivo nacional presidido por Torsten N. Wiesel, M.D., presidente emérito da Universidade Rockefeller e ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1981.

“Descobertas e inovações científicas, como todos nós sabemos, não estão limitadas por fronteiras geográficas. Os cientistas do Pew Latin American Fellows deste ano estão entre os estudantes mais criativos e dedicados já vistos no mundo,” disse Wiesel. “Sem dúvida, eles farão nossa compreensão e conhecimentos científicos avançarem na biologia e na medicina.”

A partir de 2008, somente 20% dos cidadãos estrangeiros que concluíram doutorado nos campos da ciência, engenharia ou saúde nos Estados Unidos, relataram retornar ao seu país de origem para trabalhar ou viver - de acordo com a Fundação Nacional de Ciência. Ao contrário, mais de 70% dos Pew Fellows retornaram aos seus países de origem para estabelecer seus próprios laboratórios. Além da anuidade no valor de US$ 30.000,00 que os bolsistas recebem durante cada ano de treinamento nos Estados Unidos, o programa também oferece US$ 35.000,00 para os bolsistas que retornarem ao seu país de origem.

Até a presente data, o Pew destinou mais de US$ 18 milhões para apoiar mais de 200 bolsistas latino-americanos.

Os bolsistas de 2013 do Pew Latin American Fellows in the Biomedical Sciences e seus respectivos laboratórios e mentores são:

Estefanía Bello, Ph.D.
Laboratório de Eric Kandel, M.D.
Columbia University

Neurociência
Carlos Blondel, Ph.D
.
Laboratório de Matthew Waldor, M.D., Ph.D.
Brigham and Women's Hospital

Biologia celular e patogênese
Diego Fernandez, Ph.D.
Laboratório de Samer Hattar, Ph.D.
Johns Hopkins University

Neurociência
Marco Contreras, Ph.D.
Laboratório de Jean-Marc Fellous, Ph.D.
University of Arizona

Neurobiologia e Comportamento
Diana Posadas, Ph.D.
Laboratório de Richard Carthew, Ph.D.
Northwestern University

Biologia de Desenvolvimento e de RNA
Andres Herrada, Ph.D.
Laboratório de Dario Vignali, Ph.D.
St. Jude Children's Research Hospital
Imunologia
Sabrina Sanchez, Ph.D.
Laboratório de Steve Kay, Ph.D.
University of Southern California

Regulação genética e ritmo circadiano

Equador
Sofía Ocaña, Ph.D.

Laboratório de Mario Grijalva, Ph.D.
Ohio University
Doenças infecciosas
Paulo José Teixeira, Ph.D.
Laboratório de Jeff Dangl, Ph.D.
University of North Carolina at Chapel Hill

Biologia vegetal e patogênese
V. Julian Valdes, Ph.D.
Laboratório de Elena Ezhkova, Ph.D.
Mount Sinai School of Medicine

Regulação genética

Para biografias completas e informações sobre as pesquisas dos nossos bolsistas, visite directory.pewlatinfellows.org.

###

O Pew Charitable Trusts (www.pewtrusts.org) é guiado pela poder do conhecimento para resolver os problemas mais desafiadores da atualidade. O Pew usa uma abordagem rigorosa e analítica para aprimorar a política pública, informar a população e estimular a cidadania. Somos parceiros de uma grande diversidade de donatários, organizações públicas e privadas, além de cidadãos interessados que compartilham o nosso compromisso de trabalhar em soluções baseadas em fatos e promover investimentos focados em objetivos, a fim de aprimorar a sociedade.

Composite image of modern city network communication concept

Learn the Basics of Broadband from Our Limited Series

Sign up for our four-week email course on Broadband Basics

How does broadband internet reach our homes, phones, and tablets? What kind of infrastructure connects us all together? What are the major barriers to broadband access for American communities?

Pills illustration

What Is Antibiotic Resistance—and How Can We Fight It?

Sign up for our four-week email series The Race Against Resistance.

Antibiotic-resistant bacteria, also known as “superbugs,” are a major threat to modern medicine. But how does resistance work, and what can we do to slow the spread? Read personal stories, expert accounts, and more for the answers to those questions in our four-week email series: Slowing Superbugs.